Exclusividade: vantagem ou desvantagem?


Curitiba carrega com orgulho o fato de ser a capital que mais defende a exclusividade de imóveis no Brasil. Mas será que a exclusividade é interessante ao proprietário?

Não! Não é interessante para o proprietário do imóvel. Ao menos não no início, assim que o proprietário decide colocar o imóvel à venda.

Assinar uma exclusividade é como assinar um casamento de 06 meses ou mais. Como tomar esse caminho sem saber como a empresa trabalhará a venda do seu imóvel?

Conheça o trabalho na prática! Promova a concorrência! Tire as imobiliárias do conforto e do comodismo!

Como? Vão algumas dicas:

- Escolha de três a cinco imobiliárias. Para isso, siga os passos dos clientes compradores. Acesse os principais portais imobiliários (vivareal, zapimoveis, imovelweb...) e busque um imóvel para comprar com as características do seu imóvel. Mesmo tipo (apartamento, casa, terreno...), mesmo bairro, mesma faixa de preço pretendido (se não souber, retire esse item e proponha uma avaliação de preço de cada imobiliária). No resultado da busca, repare no nome ou logomarca das imobiliárias. Veja quais mais se destacam, quais mais aparecem. Assim saberá quais as que mais divulgam os seus imóveis, que trabalham com mais imóveis no perfil do seu e logo que já possuem clientes no perfil e conhecem bem a região, defeitos e qualidades das outras ofertas.

- Escolha empresas e não corretores autônomos. Veja se no número do CRECI existe uma letra jota maiúscula (J), somente isso caracteriza que é uma empresa, pessoa jurídica. Uma empresa em geral oferece mil seguranças a mais que um corretor autônomo.

- Organize a venda. Pergunte se a empresa possui um documento para autorização SEM EXCLUSIVIDADE. Se nesse documento a imobiliária garante que irá divulgar seu imóvel no valor correto (anúncios com valores diferentes afetam sim o resultado da venda). Veja também se a empresa se responsabiliza pelas visitas agendadas, se recolhe os dados básicos dos clientes por questão de segurança.

- Permita a produção do anúncio. Agende um horário para que o corretor devidamente cadastrado de cada imobiliária escolhida para trabalhar a venda de seu imóvel, para que esse conheça seu imóvel, produza fotos, caminhe pelos ambientes possibilitando assim a produção de um bom texto (descrição do imóvel).

 Então a Ribas imóveis não quer exclusividades? A Ribas é contra a exclusividade?

A Ribas imóveis prefere sim apresentar seu trabalho antes de ter a exclusividade e defende que os proprietários façam isso também. Pois evita assim que o imóvel fique preso, parado na prateleira de uma única imobiliária, que pode não dar resultado algum durante todo o contrato de exclusividade.

Mesmo uma imobiliária falando que faz parceria (possibilita que o imóvel seja vendido através de outra imobiliária), se o imóvel não estiver bem divulgado, não será encontrado, nem pelos clientes compradores e nem por outras imobiliárias.

Ou seja, faça o teste. Após um período de teste, um, dois, três meses, vendo que uma empresa se destacou, levou mais clientes ao seu imóvel, fez um trabalho melhor de produção, divulgação, atendimento aos clientes interessados, ai sim é hora de pensar em assinar a exclusividade, para não mais se incomodar com esse processo de venda.

Ass. Oscar (diretor do Grupo Ribas Imóveis).


OUTRAS NOTÍCIAS

10 Tendências de decoração para ficar de olho em 2016 segundo o Pinterest

A gente adora tendências! Não para segui-las como uma regra, mas sim, para tê-las como referência e encaixar os insights...

Saiba mais

12 dicas simples para quem deseja ter uma casa sustentável sem gastar muito

Quando falamos em construção sustentável, não nos referimos apenas aos grandes empreendimentos. Qualquer um pode...

Saiba mais

21 dicas para decorar apartamentos muito pequenos

Uma orientação importante é evitar móveis grandes e pesados. As imagens e as dicas ficam como inspirações...

Saiba mais

A IMPORTÂNCIA DA MARCENARIA NA VALORIZAÇÃO DE IMÓVEIS

Neste artigo abordaremos como valorizar o seu imóvel com projetos de móveis exclusivos, executados por marcenaria.

Saiba mais

Acerte na decoração do quarto de menina

Saiba deixar o ambiente charmoso e organizado. O quarto de menina não precisa ser todo rosa com florzinhas. O importante é...

Saiba mais